sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sessões do Deserto

Aew turminha bakana...bom,fiquei em dúvida sobre qual seria meu primeiro post oficial. Pra "quebrar o gelo" decidi começar com a música...mais especificamente com uma das minhas bandas favoritas...Queens of the Stone Age.

Pra contar a história do QotSA, temos q começar com uma banda d Palm Springs,California, chamada Kyuss. A banda nasceu no final dos anos 80, em plena explosão do movimento grunge, seguindo a mesma linha d vocais roucos e  guitarlines bem pesadas. Dentre os integrantes estavam Josh Homme(guitarra solo) e Nick Oliveri (guitarra base).
Após lançarem 4 álbuns e adquirirem boa reputação no cenário d Los Angeles a banda dissipou-se em 1995.
 

                              
                                       
                                                         Josh Homme na época Kyuss


Desiludido com a música, Homme mudou-se para Seattle(berço do movimento grunge) e por pouco ñ comete oq seria o maior erro d sua vida: ENTRAR NA FACULDADE!!!
Ainda em Seattle, torna-se amigo d Mark Lanegan,vocal do Screaming Trees(muito boa),banda que já havia se firmado no cenário grunge, que acaba o convidando para ser o guitarra base.Mesmo aceitando a proposta, Homme ñ ficou muito tempo na banda, principalmente porque ainda estava em busca do seu próprio som, assim, d volta a LA monta a banda Gammaray, que mais tarde se tornaria Queens of the Stone Age, tendo como integrantes,além d Homme(que assumiu pela primeira vez o vocal e guitarra solo), Nick Oliveri(baixo), Dave Catching(guitarra base) e Nick Lucero(bateria).

Homônimo, o primeiro álbum adquiriu grande repercussão,fixando a banda como um dos nomes mais promissores do chamado "Desert Sessions". Em 2000 a banda lança "Rated R", responsável por hits como "Feel Good Hit of the Summer" e "Monster in the Parasol".O sucesso deste álbum até garantiu a eles uma visita pelo Brasil, tocando no Rock in Rio, aonde Nick Oliveri viria a subir no palco vestindo nada além d seu contrabaixo.

"Songs for the Deaf" é lançado em 2002. Na gravação deste álbum a banda contou com duas presenças ilustres: Mark Lanegan foi convidado como vocal adicional e Dave Grohl, vocal do Foo Fighter assumiu a bateria. A música mais conhecida da banda,"No One Knows", provêm desse álbum, além d hits como "Go With the Flow" e "First it Giveth".

"Lullabies to Paralyze" d 2005 traz um QotSA com músicas mais densas,sombrias, oq eu considero como o maior feito da banda, até hoje, no que diz respeito às letras das músicas. Este álbum conta com hits como "Littlle Sister", "I Never Came", "Long Slow Goodbye" e "Burn the Witch".

"Era Vulgaris", d 2007, e mais recente, volta com uma sonoridade mais pesada, lembro muito do "Rated R" qndo ouço esse disco,porém, é inegável que aqui a banda traz riffs bem mais elaborados. Vale a pena ouvir "3´s & 7´s", "Turnin´on the Screw" "Make it Wit Chu" e "Misfit Love".

Atualmente a banda segue com Josh Homme(vocal/guitarra solo), Troy Van Leeuwen(guitarra base/lap steel), Joey Castillo(bateria), Michael Shuman(baixo) e Dean Fertita(guitarra base/teclado).


                             
                                               Foto com os atuais integrantes

Bom, como minhas considerações finais, admito que não gosto de colocar o motivo do sucesso nos braços d uma pessoa apenas, eu q faço parte d uma banda sei q um bom trabalho deriva da conjuntura do que cada integrante tem a oferecer, mas tenho q admitir q a forma lírica com q Josh Homme interpreta as músicas embasadas em um som bem mais pesado é o grande diferencial da banda. Outro fator q chama a atenção é o uso do Lap steel, uma guitarra q fica deitada em uma mesa d madeira e é tocada na horizontal, permitindo uma base com uma sonoridade bem peculiar.

É isso, deixo vcs com a gravação deles no "Live From the Basement", porque afinal d contas...Queens of the Stone Age é bem melhor ao vivo.


                      

Um comentário:

  1. Só um adendo ao seu post, aquela banda "Never Sessions" teve seu nome inspirado no CD "Desert Sessions"! BTW, recomendo escutar NeverSessions, é muito boa...

    ResponderExcluir